Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cuiabá Tudo Na Hora - 50ª Expoagro começa esta semana


Foto: Divulgação

GAZETA

Será aberta esta semana, na próxima quinta-feira, 31, a 50ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato (Expoagro), uma edição histórica que está sendo chamada de “Espetacular”. Organizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, em parceria com o Grupo Gazeta de Comunicação, a Expoagro inicia oficialmente na quinta-feira, mas amanhã, 29, já vai haver o primeiro leilão. Serão 11 dias de evento com intensa programação técnica, shows nacionais e regionais, além do rodeio Super Bull, o melhor do Brasil, e do parque de diversões com brinquedos exclusivos.

São 300 estandes instalados, representando grandes indústrias e empresas nacionais e internacionais do segmento. A estimativa é que os negócios firmados ultrapassem os R$ 50 milhões.

A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro entre os dias 31 de junho a 10 julho. No quesito entretenimento a população vai poder assistir a 5 shows nacionais que incluem Luan Santana e as duplas Fernando e Sorocaba, Bruno e Marrone e Munhoz e Mariano, Israel e Rodolfo, além de artistas regionais. De acordo com o presidente do sindicato Rural, Ricardo de Arruda, os 50 anos da Expoagro serão comemorados de forma intensa, já que se trata do evento mais importante do agronegócio de Mato Grosso e do Centro-Oeste, por movimentar o principal setor econômico do Estado. Além promover entretenimento, debates e encontro de um público diversificado.

Os organizadores explicam que depois de sediar Fan Fest por 32 dias, o Parque de Exposições esteve em ritmo de montagem acelerado para receber o público da 50ª Expoagro. A área da feira teve a estrutura ampliada e diversos ambientes foram reformados. Um dos espaços que recebeu maior atenção foi a arena de shows. Com as reformas, terá capacidade para acolher 40 mil pessoas, com a ampliação de 4,5 mil metros quadrados para 10 mil metros quadrados. Nas edições anteriores, a arena comportava até 15 mil visitantes.
Já o Centro de Eventos vai contar com um novo sistema de climatização e a nova praça de alimentação foi preparada, sob o monitoramento da Vigilância Sanitária do Estado. Os banheiros foram reformados e adaptados conforme os padrões legais e as plataformas irão se interligar com o sistema de água e esgoto sanitário.

Os animais são uma das principais atrações da Expoagro e a expectativa é de mil argolas sejam ocupadas por animais de elite, que ficarão expostos para visitação.

Outra atração são os animais de pequeno porte que farão parte da Exposição de Pequenos Animais (Expopeq). “Este ano, como estamos comemorando 50 anos da Expoagro, resolvemos realizar a Expopeq como forma de ampliar as atrações da maior feira do setor do agronegócio em Mato Grosso”, explica o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda

A programação de leilões tem início amanhã (29), com o Leilão da Capital, organizado pela Samambaia Leilões; e no dia 30, com o 100% Leilão Classe A Gado De Corte, organizado pela Mato Grosso Leilões, ambos a partir das 20 horas, no Tatersal Gilson de Arruda, dentro do parque de exposições.

De acordo com Celso Nogueira, vice-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá e responsável pelo setor de leilões, este ano já está confirmada a realização de 17 remates. São sete empresas leiloeiras trabalhando e quatro canais de televisão especializados na transmissão agropecuária, além de um site. Nogueira diz ainda que é esperada a venda de pelo menos 10 mil animais para compradores de diferentes regiões de Mato Grosso e do país - 99% dos animais a serem leiloados são bovinos Nelore. Segundo ele, este ano deve haver um aumento de 10% a 15% na quantidade de animais comercializados nos leilões, se comparado a 2013, quando 7 mil animais foram vendidos. A projeção de faturamento gira em torno de R$ 20 milhões.

Será realizado também um concurso, com medição do leite produzido pelo gado das raças Gir Leiteiro e Girolando. Será montado um pequeno laticínio no local, onde a produção será processada e doada às instituições filantrópicas cadastradas.

A Expoagro também vai contar com torneios e provas hípicas de diversas modalidades. Terá ainda exposição de equinos das raças Árabe, Quarto de Milha, Pantaneiro, entre outros.

O número de ovinos também deve crescer este ano com a presença mais uma vez das raças Dorper, Santa Inês e Texel. O médico veterinário Jaime Bom Despacho, presidente da Comissão de Animais, explica que para participar do evento é preciso retirar a documentação exigida no Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Cada espécie animal possui uma lista emitida pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo Indea de vacinas e licenças necessárias para participar de competições e exposições.

0 comentários:

Postar um comentário